Gestão de Marketing para empresas que querem alavancar suas vendas em 2021.

Author

Natalie Tan

Natalie Tan

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur adipiscing elit dolor

Durante a pandemia, um dos setores que mais ganhou notoriedade foi a de gestão de marketing. Isso fez com que muitos empreendedores repensassem as ações que estavam fazendo sobre a sua empresa. O resultado? Indicadores relevantes para fixação da marca no âmbito digital e off-line.

Se sua empresa não teve o mesmo sucesso, então você está no lugar certo. Identificar as reais necessidades da sua marca pode trazer resultados expressivos para melhorar o seu negócio e atrair os clientes certos.

No blog de hoje vamos mostrar de maneira clara e direta todos os benefícios e ferramentas para gestão de marketing. Saiba como ações (algumas delas simples) podem impactar positivamente a sua empresa e trazer o resultado tão esperado para o ano de 2021.

Logo abaixo listamos os pontos mais importantes que você aprenderá neste conteúdo:

  1. Afinal, o que é gestão de marketing?
  2. Para que serve a gestão de marketing?
  3. Como começar?

Afinal, o que é gestão de marketing?

Aqui na AML dizemos aos nossos clientes que a Gestão de Marketing, é de longe, a área mais importante da empresa.

Isso porque este setor busca identificar e aplicar as ações e estratégias voltadas as necessidades dos consumidores, ou seja, o maior objetivo é sanar as dores do cliente, e satisfazer os desejos dele perante produto (ou serviço) oferecido.

Em resumo, a gestão de marketing atua no planejamento das ações e é a área que comunica diretamente com todos os setores como financeiro, comercial, administrativo, Rh, operacional e por aí vai. Sua maior finalidade é gerar lucro para marca.

Para que serve a gestão de marketing?

Se sua resposta foi “Para vender mais” é hora de fazer uma análise mais aprofundada sobre esta área em seu negócio.

Muitas pessoas acreditam que a gestão de marketing é divulgar o produto nas redes sociais, realizar ações sazonais e esperar vender pela internet.

A verdade é que a gestão de marketing é ter em mãos diversas ferramentas e ter uma visão 360° para tomar todas as decisões estratégicas assertivas. Além disso, as ações implicam:

– Definição de metas e objetivos de cada campanha,

– Gerenciamento de verba para ações voltadas ao marketing,

– Análise do mercado / concorrência,

– Análise e monitoramento de campanhas em andamento,

– Parceria com fornecedores para execução de projetos,

– Posicionamento da marca perante o cliente e funcionário da empresa,

– Gerenciamento de equipe de marketing e comercial,

– Planejamento de ações sazonais e anuais,

– Análise de resultado para próximas ações,

São ações voltadas para o âmbito operacional, tático e estratégico.

O marketing de gestão serve para conhecer cada vez mais a sua área de atuação, seu produto, identificar possíveis problemas, e se relacionar com seu público de forma clara, afim de fortalecer sua marca no mercado.

Como começar?

Com a ajuda do seu time fica mais fácil colocar todas as ações em prática, afinal opiniões e ideias são sempre bem vindas.

– Faça uma análise do cenário atual.

Para qualquer empresa, o primeiro passo para se por em prática a gestão de marketing, é fazer uma avaliação aprofundada sobre o mercado que a marca atua, o posicionamento da empresa, visão e segmentação, análise de fornecedores e concorrentes e o mais importante: como gostaria de ser vista.

Para isso é importante definir metas e objetivos a curto, médio e longo prazo.

– Conheça realmente quem é o seu público.

Nada de avaliação fria, queira saber realmente quem é o seu público. Ligue, obtenha feedbacks, construa uma relação de valor com a pessoa mais importante do seu negócio.

– Foque no seu produto / serviço.

É hora de diferenciar sua marca da concorrência. O que faz sua marca ser mais importante que as outras? Qual o seu real propósito e como isso pode conquistar fãs?

– Faça um planejamento.

Ela será sua base para todas a ações que deve tomar daqui em diante. Foque no que realmente importa e seja realista quanto aos prazos e definições de cada projeto.

– Foque nas estratégias.

Busque por estratégias que sejam compatíveis com o seu negócio. Seja ele digital ou online, o importante é fazer acontecer cada passo de forma muito clara afim de atingir sua meta no prazo estimado.

Conclusão

É importante enfatizar que a gestão de marketing é mais que um organizador de processos. É ele que possibilita aplicar todas as estratégias da marca de maneira correta para que você possa tomar as decisões na empresa de forma segura e coerente.

Esperamos muito que o conteúdo acima tenha esclarecido várias dúvidas persistentes ao seu negócio. Não perca a oportunidade de se cadastrar para acompanhar todas as notícias, novidades e benefícios sobre marketing.

Te esperamos numa próxima.

Até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Latest Article

Newsletter

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Licitações Públicas & Designer Gráfico

Obtenha um orçamento grátis